AliançasJoias

Afinal, o que é zircônia? Entenda aqui!

Mesmo que você não saiba o que é zircônia, temos certeza que já se apaixonou por alguma joia com essa pedra! Muito similar ao diamante, a zircônia oferece sofisticação, beleza e personalidade a anéis, colares, brincos e pulseiras, uma vez que é bastante versátil e pode ser combinada facilmente com os mais variados acessórios.

A pedra caiu no gosto dos joalheiros por ter um brilho irresistível, alta durabilidade e um custo mais acessível do que outros brilhantes, podendo ser utilizada em joias e semijoias desde as mais sofisticadas até as mais simples para o dia a dia.

Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer, neste post, mais informações sobre a zircônia. Continue a leitura e conheça a sua história, as suas aplicações e os cuidados para conservá-la. Confira!

O que é zircônia?

A zircônia pode ser encontrada em duas formas distintas: natural e sintética. A primeira, conhecida como baddeleyíta, é um mineral raro formado por cristais monoclínicos, que é um sistema cristalino caracterizado por 3 eixos cristalográficos de comprimentos diferentes.

A segunda forma tem a gema produzida em laboratório, em sistema cúbico, com 3 eixos de comprimentos iguais e perpendiculares entre si, também conhecidos como zircônia cúbica. Este último é utilizado nas joias e semijoias e vem ganhando cada vez mais adeptos por ser um substituto acessível do diamante, com brilhos excepcionais e um reflexo que sugere a coloração do arco-íris, além da ótima qualidade e durabilidade.

A história da pedra também confere a ela o posto de talismã. Reza a lenda que a zircônia teria sido um anjo guardião que veio ao mundo no mesmo período que Adão e Eva. Existem relatos de que ela era usada como amuleto pelos navegadores e exploradores que viajavam em busca de outras terras.

Na crença desses desbravadores, a pedra os resguardava contra malfeitores noturnos e de muitos outros riscos. Eles acreditavam, ainda, que a zircônia lapidada trazia riquezas e possibilitava um sono tranquilo. Na Idade Média, foi empregada para se alcançar a introspecção. Segundo as pessoas que faziam uso da zircônia com essa finalidade, a pedra trazia paz, paciência, sossego e entendimento. Ainda hoje, é utilizada por muitas pessoas para meditar.

Como a zircônia pode ser utilizada?

Como a zircônia é uma pedra de grande versatilidade, você pode utilizá-la das mais variadas maneiras, em diversos acessórios e combinando com todos os itens do seu vestuário.

Se você quiser chamar atenção para a sua joia, opte por roupas com cores sóbrias, sem detalhes chamativos que possam roubar o protagonismo da peça. Assim, você deve usar e abusar das pedras coloridas para conferir personalidade ao seu visual. Aliás, uma opção criativa e inovadora é investir em zircônias coloridas para os anéis dos noivos.

Por outro lado, se o seu look for colorido e chamativo, adicione sofisticação com as peças transparentes que conferem charme e elegância sem deixar a aparência muito pesada. Essa versão também orna com as joias que apresentam acabamento de ouro ou prata por agregar classe e sobriedade às peças.

Se você é daquelas que adora acessórios e não abre mão de sair com anéis, colares ou brincos, também pode ficar tranquila uma vez que a zircônia cai super bem em peças mais simples para serem usadas no dia a dia sem medo.

Qual a diferença entre o diamante e a zircônia?

Como dissemos, a zircônia se assemelha bastante ao diamante, difícil diferenciá-los para quem não é expert no assunto. Logo, ela se apresenta como uma opção de custo mais acessível sem perder a graciosidade, o brilho e a beleza.

De um lado, temos a zircônia que é produzida em laboratório, apresenta diversas opções de cores, grande durabilidade, além de um brilho intenso e um custo acessível. Do outro lado, temos o diamante, uma pedra natural cuja interferência humana está restrita apenas ao processo de lapidação, que é o responsável por determinar o formato da pedra e valorizar suas características, mas acaba encarecendo o seu custo.

Caso você esteja prestes a adquirir uma joia mas ainda está na dúvida sobre qual material escolher, analise as características acima e avalie quais delas são essenciais para você. O importante é saber que, seja qual for a sua escolha, existe uma joia que vai se adaptar ao seu estilo e orçamento.

Como é feita a conservação da zircônia?

Lembre-se que joias são investimentos que duram gerações caso elas sejam conservadas da maneira correta. Para garantir a durabilidade, o brilho e o viço da pedra, é preciso tomar alguns cuidados. Abaixo, explicamos melhor sobre os detalhes nos quais você deve prestar atenção para cuidar da sua zircônia.

Faça uma boa limpeza

Limpar as suas peças é fundamental, porém, não caia na tentação de passar qualquer mistura caseira nelas, tendo em vista que, dependendo do componente, o efeito pode ser o inverso do desejado.

Logo, o ideal é ter uma flanela macia específica e sempre limpar suas joias com cuidado, sem pressionar demais antes de guardá-las novamente na caixa. Assim você evita o acúmulo de pó e a mantém sempre viçosa.

Por outro lado, se a sua peça estiver com alguma mancha muito forte, você pode limpá-la com água morna e um pouco de detergente neutro ou sabão de coco. Mergulhe a sua peça no recipiente e depois seque com cuidado. Se o problema persistir, o ideal é ir a alguma joalheria para que um profissional possa realizar o serviço adequado.

Guarde no local correto

As joias são delicadas e merecem um tratamento especial para que possam ser duradouras e passar de geração em geração como heranças de família. Logo, você não deve guardá-las em qualquer lugar.

O ideal é ter um espaço separado para cada uma. No entanto, se você tiver apenas um porta-joias, separe as suas peças com pedaços de veludo ou flanela macia. Também não faça uso de sacos plásticos nem as deixe em locais quentes, úmidos e abafados.

Tenha cuidado com outros produtos

Enquanto você estiver utilizando a sua joia é importante ficar atenta aos materiais que entram em contato com ela. Serviços manuais que envolvam produtos químicos, por exemplo, podem ser prejudiciais para as suas peças.

Logo, nada de lavar louça ou querer fazer limpeza com uma aliança cravejada de zircônias. Também espere por, pelo menos, quinze minutos após passar perfume ou hidratante para finalmente colocar a sua joia.

Lembre-se que a escolha da sua joia ou semijoia precisa estar alinhada com a sua personalidade. De nada adianta investir em brincos ou colares chamativos se você for mais discreta e os acessórios a incomodarem durante a noite toda.

Respeite os seus gostos, a sua maneira de se vestir e se portar para não errar na escolha. A zircônia é uma pedra que valoriza as peças com design clássico, para os momentos formais, e as modernas, que são usadas nos dias normais.

Agora que você já sabe o que é zircônia e ficou interessada em ter joias com essa pedra, não deixe de conhecer as nossas opções.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo