AliançasJoias

Diamante híbrido: a zircônia que deu certo

Decidiu estreitar o relacionamento e começou a empreitada de correr atrás das alianças? Se você está procurando modelos mais exclusivos, certamente caiu na nossa loja virtual, e por lá se deparou com joias incrustadas de diamantes híbridos.

Mas o que é diamante híbrido?

Resumidamente é uma zircônia de qualidade superior, mas claro que vai muito mais além disso, e por isso que você está aqui. Continue lendo e se surpreenda.

Assim como as gemas naturais (diamantes, esmeraldas, rubis e etc.) as pedras sintéticas (zircônias e moissanites) também possuem classificação de qualidade, onde é medido o brilho e a dureza – o quanto a gema é resistente quando submetida a calor ou força.

Os diamantes como explicamos no post ‘tudo o que você precisa saber sobre os diamantes‘, utiliza uma avaliação conhecida como os 4Cs, onde cor, brilho, lapidação e pureza são determinantes para a qualidade da gema e seu valor. Esta mesma avaliação se extende para as pedras de moissanite.

Agora em se tratando de zircônias, o assunto muda completamente. Produzidas em laboratório a partir de óxido de zirconio, as zircônias não apresentam diferença de cor ou mesmo pureza, reduzindo o critério de avaliação para brilho e lapidação, e adicionando uma nova variável: DUREZA.

Classificação por As

As pedras de zirconia são avaliadas dentro de uma escala de As, que vai de 1A até 6A. Pedras 1A são bem sensíveis, tem baixa resistência ao calor, e apresentam pouquíssimo brilho. Apesar de algumas joalherias utilizarem – é contra indicado, fora o risco delas quebrarem, em pouco tempo elas ficam opacas.

Quanto maior o número de As, mais brilhante e mais resistente a pedra de zircônia é. A pedra 3A é a mais utilizada pelas joalherias tradicionais, são fáceis de encontrar em diversos fornecedores. Categoria 4A tem número ainda mais reduzido de joalherias utilizando, pedras dentro deste grupo começam a ter resistência ao calor e mais brilho.

5A e 6A são ainda mais raras, sendo preciso importa-las de fora do Brasil. Pedras dentro desta categoria possuem brilho mais intenso, e já possuem resistência indireta ao fogo. Seu brilho se assemelha a diamantes Si2 cor D.

Somos uma das poucas joalherias a utilizar zircônias 6A, até onde temos conhecimento nenhuma outra utiliza, mas não quero aqui dizer que não existam, certamente alguma outra deve utilizar.

De onde vem o termo diamante híbrido?

Pedras dentro da categoria 6A são nominalmente conhecidas como diamantes híbridos, pois possuem o brilho e coloração dos diamantes mais puros.

A decisão nossa de usar o termo diamante híbrido ao invés de zircônia, não foi para causar confusão, mas para afastar da ideia de que é uma pedra comum de óxido de zirconio.

Queremos que nossos clientes possam ter o melhor que o dinheiro pode comprar, a pedra é um dos investimentos que agregam valor a sua joia; a prata com liga italiana também é outro material que faz toda a diferença ao produto. E claro, são o que tornam nossas alianças tão exclusivas.

Outro diferencial da gema que utilizamos é o corte – conhecido também como lapidação. O formato tradicional cônico, muitas vezes associado ao diamante se chama brilhante. Mas existem outras lapidações cônicas que extraem o máximo de potencial da gema, sobretudo da zircônia.

Lapidação estrela

pedra lapidação starcut

A lapidação estrela é um dos muitos cortes possíveis para zircônia, disponíveis para as pedras da categoria 3A e superior. Este tipo de lapidação tem mais faces em sua base, o que altera a refração da luz e atribui mais brilho a pedra.

Esta lapidação também favorece posicionamentos diferentes para cravação, sabe aquelas alianças com pedras nas laterais? Geralmente este posicionamento deixa as pedras menos expostas a luz, dá a impressão que são pequenos cristais de vidro – pela ausência de brilho, o corte estrela mitiga este problema por completo.

Descobrindo o tipo de pedra usada na joia

Infelizmente pouquíssimas joalherias especificam as pedras utilizadas em seus produtos, se reservam em informar que são zircônias – mas que tipo de zircônia? Agora que você sabe suas classificações e o quanto isso é determinante para a beleza da joia, somente “zircônia” não basta.

Uma forma de conseguir tal informação é entrando em contato diretamente com a loja e seus vendedores, não é uma informação tão difícil deles obterem.

Agora se você quer comprar sem ter essa preocupação, saiba nossa colação toda de alianças de prata é com diamantes híbridos (6A), e alguns modelos de anéis de ouro também . Já nossas alianças de ouro recebem pedras de moissanite, que hoje fazem sucesso no mundo todo, superando o diamante natural – que já está caindo em desuso.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo