AliançasJoias

O que é ouro 10K? 

Cada dia mais popular, o ouro 10K vêm ganhando espaço no mercado que hegemonicamente pertenceu ao ouro 18K. Um processo que já foi observado em países europeus e na América do Norte.

Nós já conversamos aqui sobre a popularidade repentina do ouro 10K e aproveitamos para levantar a hipótese de um dia substituir o 18, caso queira saber nossa resposta, clique aqui e confira.

O que muito nos surpreendeu depois desta publicação, é que o conhecimento sobre este metal ainda é escasso, pouquíssimas pessoas sabem o que é ouro 10K, mesmo tendo o consumido, e vislumbrado a explosão nas joalherias.

Então hoje viemos aqui para explicar o que é o ouro 10K, contar um pouco sobre seus benefícios, e o que ele perde ante ao tradicional ouro 18K – prós e contras.

Continue lendo para não deixar de saber…

O que é o quilate/kilate

Nos primórdios deste blog, já passeamos nesta seara explicando o que é o ouro 18K, recomendo fortemente que leia também este post, caso queira se aprofundar no assunto.

Aqui vamos adentrar um pouco menos nos conceitos técnicos.

O quilate/karat

No universo da joalheria existem dois diferentes quilates, o do diamante, e o do ouro. Ambos representam unidade de medida distintos.

Enquanto no diamante o quilate ou carat representa o peso (1ct igual a 0,2g), no ouro o quilate ou kilate trata-se de partes de um todo.

Como assim?

O ouro 100% é conhecido como 24K, isso significa que não há nada em sua composição além de ouro, já o ouro 18K possui 18 partes de ouro e 6 partes de liga (prata, cobre e outros metais preciosos), ele tem 75% de pureza.

O ouro 10K é aquele que temos 10 partes de ouro e 14 partes de liga (a mesma liga anterior), o que equivale a 41,6% de pureza.

Esta liga que mencionamos é extremamente importante para joalheria, pois sem ela não seria possível confeccionar as joias que você conhece.

O ouro puro é mole, apresenta pouca resistência e se desgasta facilmente só no manuseio, é necessário que aumentemos sua dureza, brilho e façamos o controle de cor para ter o tom que desejamos, é aí onde entra a liga.

Diferenças entre ouro 18 e 10K

Praticamente não existe diferenças nas joias produzidas nos dois teores, o ouro 10K não deve em nada quando comparado ao 18K. Durabilidade, brilho e qualidade sãos as mesmas.

O Brasil é um dos poucos países do mundo que só possui – ou possuía – um único teor de ouro. Na América do Norte e Europa você encontra joias que vão do 9 ao 18K. Para quem consome joia, mais importante que o teor, é a qualidade e a exclusividade da peça.

Se podemos mencionar uma diferença, seria na cor. Onde o ouro amarelo é menos amarelado no teor 10K, e mais avermelhado no 10K rosé. Conforme é possível ver nas imagens abaixo.

Então devo comprar uma joia de ouro 10K?

Existem vários argumentos favoráveis a compra de uma joia em ouro 10K. Mas o mais importante é que você converse com seu/sua parceiro(a) sobre, e decidam em conjunto.

O que caracteriza uma joia de valor é a sua qualidade, e isso certamente o ouro 10K vai lhe entregar, além é claro de ter um valor mais atraente.

O ouro 10K custa 2/3 do seu principal rival, e caso no futuro decida se desfazer da joia – não como investimento, porque joia não é um – você vai receber proporcional a quantidade de ouro presente na sua joia, assim como o ouro 18K.

Se você ainda não se convenceu, que tal dar uma olhada em nossas alianças de ouro 10K?Tenho certeza que irá encontrar o modelo perfeito para você.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo