Alianças

Ouro 10K: é o fim do ouro 18K?

O ano é 2021, surgem as primeiras alianças de ouro 10K no mercado. Sem pretenção alguma elas vão aumentando em volume, ganhando espaço, até o ponto que “substituem” as alianças de ouro 18K.

Se eu falasse que isso um dia iria acontecer, certamente ninguém acreditaria, mas agora em 2022 as alianças e jóias de ouro 10K caminham para serem mais populares do que as de ouro 18.

Mas o que levou o ouro 10K ficar tão popular em tão pouco tempo?

Eu posso resumir todo esse fenômeno em uma única palavra ‘preço’. Puxado pela alta do dólar, o ouro, assim como os combustíveis e alimentos, sofreu com o aumento, acumulando +40% nos últimos 3 anos.

Contudo, resumir a popularidade do ouro 10K a preço, é não valorizar todo o esforço de uma indústria na construção de um novo mercado.

Nos EUA e Europa os teores de ouro mais populares são 10, 14 e 16k, o Brasil é um dos poucos países do mundo que durante décadas é dominado por um único teor de ouro.

O valor além do teor

Quais as características de uma joia valiosa?

Para muitos brasileiros o valor está atrelado aos materiais que compõem a peça (metal e gemas), isso porque fomos ensinados a pensar desta forma, a enxergar valor material.

Mas quando se trata de joias o valor é bem subjetivo, tem muito mais a ver com a exclusividade do produto, ao valor da marca, e a complexidade de produção.

É exatamente por isso que encontramos joias em prata que possuem valor acima de nossas expectativas. Outro exemplo disso são as peças produzidas em platina. Por anos a platina foi o metal para joalheria mais valioso do mundo, só que nos últimos 5 anos a supervalorização do ouro tirou esse posto, mas adivinha qual joia é mais ‘valiosa’?

Sim, joias em platina ainda são mais valiosas, mesmo sendo um material de valor menor; comparado ao ouro.

Joalheria no restante do mundo

É nos países europeus, os pais da joalheria onde existe uma melhor percepção de valor. Design e marca são referenciais de qualidade. Os consumidores europeus, estão mais interessados na exclusividade, a história da marca, e medidas ambientais positivas – o teor é o menos relevante.

Estados Unidos e Canadá também possuem uma percepção diferente da nossa, com ouro que vai do 9 ao 16k. É um mercado bem heterogêneo, com opções variadas para todos os públicos.

Ouro 10K vs Ouro 18K

Parte do preconceito com o ouro 10K é a falta de informação que encontramos em português na internet.

Então cabe a nós prover de toda a informação que você precisa, primeiro vamos falar o que representa em números o ouro 10K.

  • 18K (750) = 75% da sua composição é de ouro puro
  • 10K (416) = 41,6% da usa composição é de ouro puro

O restante da composição de ambos os teores é uma liga metálica que aprimoram a dureza, brilho e longevidade do ouro puro.

A única distinção entre um metal e outro é a cor, o ouro 10K amarelo é levemente menos amarelo que o 18. E no ouro rosé o 10k é mais avermelhado. Conforme você observa na imagem abaixo.

Agora quando falamos em qualidade, não há distinção alguma entre os dois, ambos vão durar além da vida sem mudar suas características originais.

O ouro 10K vai substituir o ouro 18K?

Se depender das joalherias vai sim substituir, não que o ouro 18K vá desaparecer, só não será mais tão popular quanto estamos acostumados.

Talvez chegou a hora da gente aprender com os Europeus e aqueles que estão acima da linha do Equador o que caracteriza uma joia. É o metal em que ela é feita? São as gemas que estão incrustadas? Ou é o que ela representa para o comprador?

Joalherias tradicionais do mercado (onde nos incluímos) já começaram a dispor dessa novidade a seus consumidores.

Joia sempre foi um bem comum entre todas as classes, é um bem que adorna sentimentos, emoções e celebrações.

Para nós a joia vai além do valor material, não importa se ela é feita em prata, ouro 10, 14, 16 ou 18K. Aconselhamos que antes de escolher a sua, procure conhecer melhor a loja, como ela é feita; os processos envolvidos na fabricação.

E venha conhecer nossa linha de alianças em ouro 10K, a coleção mais completa e exclusiva do Brasil.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo