Casamento

Saiba como fazer o planejamento financeiro para casamento

Casar é um dos passos mais importantes na vida de uma pessoa. No entanto, antes de dizer “sim” no altar é necessário saber como fazer um planejamento financeiro para casamento. Embora não seja uma tarefa simples, controlar as finanças é a melhor maneira de começar uma vida a dois sem dívidas.

Além da cerimônia, decoração, buffet, convitesvestido de noiva, entre outros detalhes, um casamento requer despesas que são indispensáveis antes, durante e após a festa. Por esse motivo, conhecer algumas dicas financeiras podem fazer toda a diferença nesse momento.

Quer começar o seu “felizes para sempre”? Então veja como fazer um planejamento financeiro para casamento com a ajuda das nossas sugestões!

Defina o orçamento

Antes de contratar qualquer serviço é interessante saber quanto exatamente você e seu noivo poderão gastar com o casamento. Em primeiro lugar, analise o dinheiro disponível em sua poupança e calcule exatamente quanto conseguiram economizar durante determinado tempo.

Com essa informação em mãos, fica mais fácil pesquisar os valores, incluindo salão de festa, cerimonialista, buffet, vestido etc.

Estipule os limites de cada gasto

Com o orçamento atual já calculado, já pode definir com mais tranquilidade qual será o limite para cada despesa.

Fazer esse cálculo também depende de outros fatores, como a quantidade de convidados da lista, por exemplo, mas vale a pena estipular o valor limite, para depois pensar em possíveis ajustes no orçamento.

Pesquise por valores diferenciados

O casamento é um acontecimento que mexe com as emoções dos noivos, por isso, evitar qualquer impulso é fundamental para controtar os melhores serviços, de acordo com o limite do orçamento.

Sem dúvidas, fazer o casamento dos sonhos requer despesas, mas isso não impede que você pesquise os valores mais adequados no mercado. Isso mostra que, fazer diferentes orçamentos, buscar referências, negociar valores e até mesmo pedir descontos são estratégias essenciais para um planejamento financeiro.

De qualquer forma, lembre-se de não fechar nenhum contrato sem antes conhecer outros valores mais acessíveis!

Use uma planilha de gastos

Organizar um casamento e ainda casar não é fácil. Contudo, contar com a ajuda de uma planilha de gastos pode ser interessante para controlar todo o cronograma de pagamentos e despesas necessárias para a realização desse sonho.

Além disso, uma planilha é a ferramenta ideal para acompanhar os gastos e também evita que os noivos comprometam o orçamento. Mas para que ela realmente seja funcional é necessário registrar todas as despesas, orçamento dos fornecedores, limite de gastos, agendamento de pagamentos e até mesmo anexar os contratos.

Fique de olho nas porcentagens

Com o auxílio da planilha de gastos, você ainda pode realizar cálculos mais realistas, sem perder o foco no controle financeiro. Uma dica é estipular uma porcentagem para cada gasto, como: 27% com buffet, 10% espaço, 20% decoração, 15% foto e vídeo e, assim por diante, acompanhando sempre pela planilha os rendimentos de cada um.

E, agora? Está pronta para fazer o seu planejamento financeiro para casamento? Então aproveite para conhecer o seu post “Planejar custo do casamento” e ainda baixar uma incrível planilha que vai te ajudar no controle dos gastos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo