Casamento

Entenda por que maio é o mês das noivas

O maior objetivo de um casal é realizar um casamento perfeito, além de manter a relação por muito tempo. Mas, para tomar as decisões sobre o evento e a mudança que tal escolha proporciona, é preciso entender sobre tudo que envolve esse momento tão importante na vida de duas pessoas que se amam.

Muitos fatores precisam ser pensados para que a cerimônia seja exatamente como os futuros cônjuges desejam. Convites, figurino, alianças, padrinhos, recepção, decoração e viagem de núpcias exigem planejamento antecipado para nada dar errado.

Porém, antes de tudo, é preciso marcar a data do enlace. Nesse item, as noivas têm uma predileção pelo mês de maio. Por isso, escrevemos este post explicando por que maio é o mês das noivas e a importância de planejar o matrimônio com antecedência. Confira!

Saiba por que maio é o mês das noivas

Mesmo com toda a modernidade, com todas as relações mudando diariamente, certas tradições continuam imbatíveis. Uma delas é casar em maio. A disputa por datas para os atos civil e religioso, horários nos salões de beleza, a procura pelos melhores espaços para receber os convidados e festejar é muito grande.

Você tem ideia dos motivos desse frisson? O que o quinto mês do ano tem de tão especial para que noivas (e também os noivos) queiram tanto se unir sob o carisma dele?

Nós fizemos uma pesquisa e trouxemos algumas hipóteses:

Influência do catolicismo

Uma possibilidade, segundo interessados no assunto, seria a atuação da religião católica. De acordo com seus ritos, maio é apontado como o mês das noivas por ser esse o período em que a Virgem Maria, mãe de Jesus, é consagrada.

Assim, as pessoas religiosas fazem uso dessa época tanto para prestar sua devoção e homenagem à Maria, quanto para honrar as nubentes.

Além disso, no segundo domingo comemora-se o dia das mães. Isso reforça o simbolismo de maio para os católicos e valoriza o glamour do mês.

É a primavera

Outra suposição está relacionada a uma tradição que veio para cá importada dos países do hemisfério norte. Para os povos dessa parte do mundo, maio tem uma importância para os hábitos da população de lá.

É o período das flores, é a primavera que chega e a natureza reflorescendo. Esses acontecimentos sempre estiveram ligados, ao longo dos séculos, às festividades do amor nas bodas e à feminilidade.

Maio é o mês do banho

Bem, essa teoria também é dos povos do norte do planeta e vem da Idade Média. Por causa das temperaturas geladamente insuportáveis que ocorriam antes que a primavera chegasse, banho era uma atitude heroica.

Então, como em maio o pessoal podia ficar limpinho e cheiroso, aproveitavam para casar sem torcer o nariz um para o outro.

Planeje o casório com antecedência

Independentemente de qual a razão “histórica” do mês de maio ser o mês das noivas, lembre-se de que deixar para a última hora implica em não conseguir realizar o casamento nesse mês concorrido nas igrejas.

Entretanto, não adianta se precipitar marcando a data e não cuidar para que tudo transcorra com organização e sem improvisos.

Dessa forma, você fará da sua união, sob os eflúvios de maio, um instante inesquecível.

Depois de saber as diversas hipóteses de por que maio é o mês das noivas, comece os preparativos do seu matrimônio. Uma sugestão é buscar informações sobre assuntos que ajudarão em questões que envolvam o casamento e vida em casal. Com os nossos votos de felicidade.

Gostou do tema deste post? Deixe seu comentário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo