Casamento

Saiba como controlar os gastos de casamento de uma vez por todas!

O momento do casamento é certamente um dos mais importantes para o casal. Por isso, ele vem cercado de expectativas e sonhos, que nem sempre são muito baratos.

Para que o casal não saia frustrado e nem comece a vida a dois com várias dívidas, um bom planejamento para os gastos de casamento é fundamental.

Se você está organizando o seu, leia o nosso post e aprenda como controlar as finanças e planejar a melhor festa da sua vida. Confira!

Defina o sonho de vocês

A partir do momento em que vocês anunciarem o enlace para a família e os amigos, muitas pessoas darão sugestões. Algumas são bem-vindas e solicitadas, enquanto outras, nem tanto.

Portanto, a parte mais importante para controlar os gastos de casamento é saber exatamente o que vocês desejam para o grande dia. Quais são as prioridades de ambos, o que não pode faltar e no que é possível economizar sem que vocês se arrependam são as primeiras listas a serem feitas.

Por isso, sentem-se com calma e conversem sobre todos os detalhes. Assim, quando as pessoas começarem a despejar a chuva de ideias, vocês estarão preparados para filtrar o que se aplica à realidade e o que não precisa ser levado em conta.

Estipule o orçamento

Com as prioridades do casal definidas, chegou o momento de estabelecer o orçamento. É prudente que vocês o façam antes mesmo de começarem a cotar buffets, igrejas, salões de festa.

Lembre-se de que o mais difícil na organização do casamento e, consequentemente, no controle dos gastos, é driblar as decisões que são tomadas pela emoção. E acreditem: a maioria dos profissionais vai tentar apelar para esse lado.

Logo, levem em consideração os seguintes pontos:

  • a renda de ambos;
  • os gastos fixos de cada um;
  • a lista dos gastos que terão além do casamento, como compra, reforma e mobília do apartamento, lua de mel, mudança, entre outros;
  • possíveis imprevistos e variações de preço.

Só depois de definir o orçamento e quanto cada um pode economizar por mês é que vocês devem marcar a data do enlace. Dessa maneira, vocês evitarão problemas com a frustração de não poder contratar algo por falta de dinheiro.

Tenha um planejamento

O planejamento precisa ser o melhor amigo dos noivos, portanto mãos à obra. Defina as porcentagens que vão gastar em cada parte do casório, como 30% com buffets, 10% com vestido de noiva,15% com foto e vídeo — e por aí vai —, além de elencar quais itens precisam ser fechados com mais antecedência e quais podem esperar um pouco mais de tempo.

Não se esqueçam de que uma boa maneira de economizar dinheiro é tentar pagar o maior número de coisas à vista, uma vez que é possível negociar bons descontos. Logo, tenha foco na organização financeira.

Use aplicativos

Use a tecnologia a seu favor e controle os gastos de casamento com sabedoria. Nada de ficar querendo fazer conta de cabeça, pois sempre nos esquecemos de um item aqui outro acolá. 

O mercado já dispõe de diversas opções de aplicativos para você anotar os gastos, parcelamentos, o que ainda falta ser pago e por aí vai.

Essa é uma maneira de substituir a boa e velha planilha do Excel. Porém, se você for tradicional e quiser fazer uso de uma, saiba que também há vários modelos gratuitos na Internet.

Seguindo todos os nossos passos, os gastos de casamento ficarão sob controle, e você poderá aproveitar muito mais, tanto os preparativos quanto a própria festa.

Se você está pensando em se casar, leia o nosso post sobre como escolher a aliança de noivado perfeita e surpreenda o seu par.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo