Como cuidar das alianças de noivado e casamento

As alianças de noivado e casamento representam o compromisso firmado com aqueles que amamos. Devido à importância dessa joia, queremos exibi-las sempre bonitas e brilhantes. O problema é que se tratam de itens que usamos o tempo todo, o que aumenta as chances de danificá-las. A boa notícia é que existem formas de evitar que sua aliança sofra abrasões mais comuns.

No post, damos algumas dicas de como guardá-las e de como evitar possíveis estragos. Acompanhe!

Produtos químicos podem danificar alianças de noivado ou casamento

Expor alianças à presença de produtos químicos pode ser prejudicial. Normalmente, as alianças não são feitas de ouro puro, mas de liga metálica. Isso significa que, além de ficar atento ao que danifica o ouro, também é preciso se assegurar de que não está danificando os demais metais que compõem a joia.

O cloro, por exemplo, pode ser bastante abrasivo para a peça, causando não apenas a perda de seu brilho natural mas também a possibilidade de fissuras. O mercúrio é outro elemento que pode afetar a cor da joia, de modo que não haja mais chances de recuperação.

Cuidado na hora de praticar atividades físicas

Toda atividade que requer algum tipo de impacto pode acabar danificando a peça. Por isso, o ideal é retirar as alianças antes de praticar atividades físicas, sobretudo as que exigem o uso intenso das mãos.

Na academia, por exemplo, você precisará segurar as barras com alguma intensidade, o que pode ocasionar em riscos e mesmo na possibilidade de amassar a joia. A natação é um outro exemplo de prática de atividade física que pode prejudicar a sua aliança. O contato direto com a água, principalmente com o cloro, pode danificar e até mesmo quebrar a peça.

No caso das peças que apresentam diamantes, há o risco de ele se soltar da aliança, pois costuma ser aplicado à peça por meio de pequenas garras.

Maquiagem e cremes podem ser bastante nocivos

Ao aplicar produtos como maquiagem, loções e cremes, nem nos damos conta dos riscos que causamos para as nossas alianças, ainda mais quando elas têm diamantes ou outras pedras como ornamento. Isso porque o diamante tem a propriedade de atrair gordura e repelir a água e o acúmulo de gordura poderá tornar o brilho da peça bem mais fosco.

Portanto, o ideal é sempre tirar a joia quando estiver tomando banho e, principalmente, ao aplicar produtos no rosto e no corpo.

Não deixe de polir a aliança em casa

A própria joalheria costuma ter o serviço de limpar e polir a peça, mas você também pode fazer isso em casa, principalmente nos momentos em que for retirá-la para realizar algum tipo de tarefa que pode danificar a peça.

Sempre que for retirar a aliança, lembre-se de passar algum tecido, como a flanela, ou outro que não costume soltar fios. Caso a peça tenha diamantes, você pode deixá-la por alguns minutos em um copo com água morna e, em seguida, passar uma escova de dentes, sobretudo na parte interna. Por fim, limpe-a com a flanela. Se a peça tiver pérolas, é melhor não lavar, mas somente limpar com a flanela.

Gostou dessas dicas sobre como cuidar das alianças de noivado e casamento? Se tiver mais dúvidas, é só deixar nos comentários deste post!

Sair da versão mobile